HISTÓRIA DE IRAQUARA
O município de Iraquara Localiza-se na Chapada Diamantina.
O município possui um ambiente natural, arquitetônico, histórico e cultural singular, mas destaca-se principalmente pelo seu Patrimônio Natural. A Cidade possui o maior acervo espeleológico da América Latina, que deu o título à localidade de Cidade das Grutas. O município possui diversos atrativos naturais, ideais para a prática do ecoturismo. Todos os anos milhares de pessoas visitam a Chapada Diamantina em busca do que há de melhor em se tratando de esporte e lazer junto a natureza.
A história de Iraquara começa há mais de 12 mil anos quando, por este sitio passaram muitos povos pré-históricos, nômades das mais variadas regiões, hoje conhecidas como Goiás, Pernambuco, Além São Francisco, Minas Gerais e outras tantas. Deixaram aqui a marca de suas presenças através de pinturas rupestres, fósseis e registros arqueológicos encontrados nas grutas e abrigos abundantes, originados pela formação calcária do subsolo. Os colonizadores começaram a chegar à região na metade do século XIX, atraídos pelo diamante da região, formando garimpos que deram origem a muitos povoados.
A exploração do ouro e do diamante fez surgir uma estrada que cortava a Chapada Diamantina no sentido norte/sul ligando Jacobina a Rio de Contas e passando pelos municípios de Iraquara e Seabra. Ela é conhecida como Estrada Real.
A descoberta de diamantes nestas paragens fez desenvolver estes povoados que hoje conservam a ambiência colonial, os costumes e hábitos de uma gente hospitaleira e amiga.
A descoberta de um poço com água abundante no leito do Riacho Água de Rega, por um tropeiro chamado Manoel Félix fez surgir um povoado chamado
de Poço de Manoel Félix, o município criado em 1962, com território desmembrado
de Seabra, seu povoado iniciou-se por volta de 1886, a fertilidade do solo
atraiu várias famílias que ai se fixaram formando o povoado Poço de Manoel
Félix, em 1930, tornando distrito, alterou-se topônimo para João Pessoa, em
homenagem ao governador da Paraíba. Quando da emancipação tornou-se a Cidade de
Iraquara. A palavra Iraquara tem sua origem no tupi guarani e significa gruta
de mel. Ira= abelha e quara= toca ou gruta. Sua população estimada em 2006 era
de 28.015.
A HISTÓRIA COMPLETA DE IRAQUARA ENCONTRA-SE EM UM LIVRO FEITO PELA AUTORA ANNA MARIA FÉLIX NETA DOS SANTOS CONHECIDA COMO MARIA NETA COM O TÍTULO IRAQUARA ONTEM, HOJE E SEMPRE.